Ano: 2011

Projeto Metrô 2011


O tema Educação Ambiental foi assunto de palestras e oficinas quinzenais oferecidas ao longo deste ano. Professores e alunos participaram deste projeto e a exposição dos trabalhos desenvolvidos aconteceu no Metrô Central do Brasil. Neste evento, nossa escola apresentou uma dança com o figurino lembrando a flora de nosso país e levamos um objeto natalino construído com material reaproveitável. Nosso anjo foi um sucesso!!! O anjo foi confeccionado com garrafas pet, copos de plásticos e fitilho. Ficou muito lindo!!! Tão lindo que foi o objeto selecionado para a premiação 1º lugar. Nosso anjo gerou uma máquina filmadora!


_________________________________________________________________________________


Atitude Positiva - Glaxo 2011


O Projeto Atitude Positiva trouxe até a escola a oportunidade para nossos alunos conhecerem um pouco mais sobre DST. O grupo apresentou uma encenação trazendo uma reflexão sobre o tema. 

Após a apresentação, nossos alunos elaboraram um rap sobre o tema que foi cantado por um aluno do 9º ano.  Após a filmagem e edição, o vídeo foi enviado ao grupo responsável pelo projeto que se encantou com o trabalho, convidando nosso aluno para se apresentar ao vivo no dia da culminância de trabalhos na Glaxo.

Nove alunos do 9º ano participaram deste evento e tiveram a oportunidade de assistir o sucesso do rap que foi cantado por todos da platéia. Click na imagem abaixo e veja o vídeo.Parabéns mais uma vez Dom João!!! 


_________________________________________________________________________________


Oficina de Matemática 2011


O professor de matemática Joel Paiva ofereceu aos nossos alunos uma aula bem diferente!!! O professor selecionou um grupo de monitores da turma 1703 para preparar a oficina e ajudar no bom funcionamento da mesma. Todos os alunos do segundo segmento foram convidados a participar da oficina que se estabeleceu no auditório da escola.
Esse projeto buscou apresentar o conhecimento matemático de forma contextualizada, lúdica e prazerosa, visando o reforço de conteúdos e a auto superação. Assim, essa proposta foi um sucesso que traballhou a autoestima dos alunos, a criatividade e a troca de experiência.


Entre as atividades propostas podemos citar:
  • O Jogo de Tabelas foi utilizado para trabalhar as operações com números decimais.
  • O Jogo de Pista de Corrida e Dados foi utilizado para trabalhar as expressões numéricas simples e as operações algébricas.
  • O Jogo Matix foi utilizado para trabalhar as operações numéricas e algébricas.
  • O Quebra Cabeça Geométrico foi utilizado para trabalhar o pensamento matemático de forma lógica.
A participação, compromisso e disciplina foram itens impressionantes nesse evento. Parabéns a todos! Vocês foram "logicamente" impressionantes!!!
_________________________________________________________________________________


Projeto Realfa 2B 2011


Nossos alunos do projeto Realfa 2B-Fórmula da Vitória participam ativamente de cada atividade proposta e estão cada vez mais entusiasmados a aprender. A cada dia letivo podemos observar muita disposição e uma maior dedicação aos estudos.
A revista Ciência Hoje veio incentivar nossos alunos a praticar experiências e também a despertar a curiosidade pelo mundo científico.
O elevador de passas, por exemplo, foi uma experiência realizada em sala com ajuda da revista Ciência Hoje. Realizamos tal atividade para explicar o que acontece com a liberação do gás carbônico na água. Todos vibraram quando o efeito sobe e desce das passas aconteceu provocado pelas bolhas que se grudaram nelas.

_________________________________________________________________________________

Reunião de Responsáveis 2011

A reunião com os responsáveis ao fim do terceiro bimestre de 2011 foi um sucesso! Após os informes iniciais foram convidadas as alunas que participaram da Mostra de Dança para uma apresentação para os responsáveis. Esse momento foi importante para conhecer um pouco mais sobre projetos em que a escola está engajada. Após um longo momento de aplausos e elogios, os responsáveis foram convidados para receber os boletins de seus filhos. Esse foi um daqueles momentos que a escola consegue mostrar o valor que a escola deposita em seus alunos.
_________________________________________________________________________________


Teatro João Caetano 2011


Nossos alunos dos projetos Acelera 2 (Turma 8802) e Realfa 2B (Turma 8301) tiveram mais uma oportunidade de aprender fora da sala de aula! Eles foram ao Teatro João Caetano e receberam de presente um banho de Cultura! Todos assistiram com muita atenção à apresentação de música clássica que vinha acompanhada de encenações no fundo... Todos adoraram! Parece estranho, né? Mas a música clássica agradou sim e com certeza todos saíram de lá com muita alegria.

_________________________________________________________________________________

Planetário 2011


Dessa vez, a aprendizagem além dos muros da escola bateu à porta das turmas de Realfa 2A e 2B que tiveram a oportunidade de conhecer o Planetário. Junto com o espaço encantador do Planetário, essas turmas conheceram um pouco mais sobre nossa galáxia. Eles adoraram e saíram de lá nas estrelas!

_________________________________________________________________________________

Disney no Gelo 2011


Foi um show lindo! Nossos alunos com conceitos MB foram presenteados com um magnífico passeio à Disne on Ice. Eles tiveram a oportunidade de ver famosos personagens da Disney em lindas performace de dança e encenações. Todos voltaram para a escola encantados e com muitas novidades para contar...
_________________________________________________________________________________

Carnaval 2011

Nossa festa de Carnaval ocorreu na sexta feira dia 04 de março e foi muito animada! Alunos, professores, direção e funcionários entraram no clima de Carnaval dançando, cantando, brincando, enfim, vivendo momentos inesquecíveis juntos! 





_________________________________________________________________________________

II Feira da Poesia 2011

Nos dias 15 e 16 de março de 2011 foi celebrada em nossa escola, a 2ª Festa da Poesia. O ótimo resultado da primeira que aconteceu em julho de 2010 nos incentivou a dar continuidade a esta proposta tão importante que movimentou toda escola com muita poesia. Este evento foi incluído e divulgado na programação de comemoração da IV Semana da Poesia do Rio de Janeiro graças ao apoio do Visão Suburbana. Todos juntos, tudo misturado, alunos, professores, coordenação pedagógica, direção e convidados interagiram neste evento poético e cultural. A exposição “Artepoese”, de Mozileide Neri, mostrou um duo entre a arte abstrata e a poesia escrita durante os dois dias de festa. Tivemos, no primeiro dia de evento, a visita surpresa do poeta Julinho Terra, frequentador do projeto cultural “Poeta, saia da gaveta!”, que declamou um dos poemas de seu livro. A roda de poesia e a construção da poesia coletiva, que contou com a participação de muitos alunos, abriram o primeiro dia de festa, nos dois turnos, com muita empolgação.
No segundo e último dia de festa, a escola contou com várias participações especiais, como a apresentação do professor de Matemática Joel Paiva que manifestou poesia através de sua belíssima música soprada numa flauta, do professor de História e poeta Rafael Bosisio que apresentou poemas de sua autoria, da professora de Português Helena Brandão, fã de Mário Quintana, da professora de Matemática Regina que também declamou poemas e da professora de Português Therezinha Maia, que além de sonorizar uma bela canção no teclado, ensaiou, juntamente com a estagiária Liliane, um grupo de alunos da turma 1604 que apresentou um belo jogral com o poema Diversidade de Tatiana Belinky. A escola também contou com a ilustre visita da jovem cineasta Manaíra Carneiro, ex-aluna da escola, diretora de um dos curtas que compõem o filme “5X Favela – agora por nós mesmos”. 
Após a exibição de seu curta, Manaíra conversou com os alunos e contou um pouco da sua experiência profissional, relatando, também, alguns fatos do seu tempo de aluna da D. João VI para os alunos do segundo segmento. Os alunos do primeiro segmento tiveram o prazer de conhecer Iverson Carneiro, professor e poeta, pai de Manaíra, que conversou com as crianças e declamou vários poemas. Foi apresentada também aos alunos deste segmento a leitura do livro Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque de Holanda exibido no data show. Vários alunos do primeiro segmento também fizeram a leitura de diversos poemas.
Então, vamos nos inspirando mais e mais, pois se depender das duas primeiras, 2012 tem mais Festa da Poesia!!!


Poesias coletivas construída pelos alunos:

E SE A VIDA NÃO TERMINASSE COM A MORTE
E SE O HOMEM FOSSE UM INSTRUMENTO PARA O AMOR UNIVERSAL
E SE A FELICIDADE FOSSE DE TODOS
E SE HOUVESSE FIDELIDADE ENTRE OS CASAIS
E SE HOMER NÃO FOSSE AMARELO
E SE NÃO HOUVESSE COR NA PINTURA
E SE O CÉU NÃO FOSSE AZUL
......................................................................................................
 EU GOSTO DE UMA PAIXÃO VERDADEIRA
 EU NÃO GOSTO DE BEIJAR A SUA BOCA
 EU GOSTO DE UM CORAÇÃO FELIZ
 EU NÃO GOSTO DO SEU ÓDIO
 EU GOSTO DO MEU CORAÇAÕ CHEIO DE ALEGRIA
 EU NÃO GOSTO DE VER SEUS OLHOS COM TRISTEZA
 EU GOSTO DE VIVER UM  DRAMA 
..........................................................................................................
E SE A CORAGEM PERDESSE A FORÇA
E SE A MÚSICA PERDESSE O RITMO
E SE O AMOR TERMINASSE
E SE A ROSA PERDESSE O PERFUME
E SE A BELEZA FOSSE PURA
E SE A PAIXÃO PERDESSE O CALOR
E SE A POESIA PERMANECER
E SE O CORAÇÃO PARASSE DE BATER
E SE AS ESTRELAS PARASSEM DE BRILHAR
_________________________________________________________________________________

Café da manhã e Lanche de Páscoa 2011

Esta proposta partiu de nossa diretora em 1999 e todo ano é um sucesso! Nossos alunos coloboram com produtos para o café da manhã ou para o lanche da tarde e preparam lindas cestas e bandejas com todas as guloseimas que são cuidadosamente colocadas sobre extensas mesas ao longo do pátio. A solidariedade, a cooperação e a amizade são ingredientes fundamentais da Festa da Páscoa e são facilmente visualizados quando alunos do segundo segmento "adotam" alunos do primeiro para ajudar a servi-los e somente quando todos são servidos é que o segundo segmento se dirige à mesa a fim de também se servir. Esse momento é muito especial, pois percebemos que ainda é possível resgatar o verdadeiro espírito de Páscoa!
_________________________________________________________________________________

Dia das Mães 2011




No dia 09 de maio, nossos alunos do primeiro segmento convidaram suas mães para comemorar o Dia das Mães na escola. Todos prepararam com muito amor e carinho lindas lembranças para presentear as mamães e apresentaram canções coreografadas que fizeram muitas delas chorarem. Foi mais um momento marcante desse ano de 2011!

_________________________________________________________________________________

Festa Julina 2011



Nossa Festa Julina foi no dia 8 de julho e foi um grande sucesso! Os alunos tiveram a oportunidade de brincar, dançar e comer diversas comidas típicas de festa julina. Cada comida gostosa...
Todas as apresentações de dança foram lindas e muito aplaudidas por todos, principalmente os pais que não se cansavam de fotografar e de gritar: "Lindos!" Realmente ele tinham toda a razão!
Diversos momentos foram marcantes... a dança da cadeira e a corrida dos ovos... a eleição da Sinhazinha e do Xerife... isso sem contar com os sorteios das rifas... que sortudos! 
Mas o momento mais engraçado foi a quadrilha improvisada, onde professores e alunos dançaram e riram muitoooooooooooo juntos! Muitos risos mesmo... era improvisada... então vocês já podem imaginar! Tinha muita gente perdida no meio da grande roda! Mas se não houvesse isso não seria tão perfeito!
Tudo foi perfeito sim! Mas só foi assim graças ao compromisso e união de todos: direção, professores, funcionários, alunos e pais! Ô, casamento perfeito, sô!

_________________________________________________________________________________

Feira Gastronômica 2011

A proposta da Feira Gastronômica da Dom João é levar nossos alunos a participar de uma viagem gastronômica pelas regiões brasileiras. Cada turma se responsabiliza por pesquisar as lendas, a geografia, a fauna, a flora e a comida típica de uma região do Brasil. No dia da feira, cada turma expõe seus trabalhos e objetos sobre a região pesquisada em uma barraca de feira, onde também são colocados os pratos típicos preparados pela turma. Todos os alunos tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre nosso país, saboreando comidas deliciosas e apreciando os trabalhos expostos. 


Os alunos do segundo segmento se responsabilizam em "adotar" um aluno do primeiro segmento a fim de ajudá-los a se servir.
Nesse dia, a aula é ao ar livre e nossos alunos aprendem sobre nossa cultura de uma forma bem diferente e de um jeito muito especial! Inesquecível!
Além dessa exposição e do momento de degustação cultural, ainda podemos apreciar apresentações de danças típicas das regiões brasileiras.


Foi uma festa inesquecível e muito animada! É foi muito animada mesmo! Todos dançaram muitooooo e curtiram o som que os alunos que participam da oficina de DJ com o professor de matemática Joel Paiva prepararam e improvisaram para essa linda festa.
Parabéns a todos alunos, professores e funcionários que deram um show de determinação, organização, talento e alegria!


_________________________________________________________________________________

Centro de Estudos - Inclusão 2011

Durante o Centro de Estudos Parcial em setembro de 2011, a professora de Educação Física propos que todos aprendessem a manusear o escalador. Todos imediatamente concordaram e adoraram a sugestão. Nossa escola atende alunos com deficiência física e é de extrema importância que todos aprendam a utilizar tal aparelho, não deixando a responsabilidade apenas para o professor da turma em que o aluno está inserido.

_________________________________________________________________________________

 Bienal do Livro 2011

Nossos alunos visitaram a Bienal... Foi um banho de cultura! Eles voltaram encantados com os livros que adquiriram. Foi uma experiência fantástica! Todos fizeram questão de mostrar cada livro que eles tratavam com muito carinho!




_________________________________________________________________________________

Circo na escola 2011

Em setembro de 2011, a escola recebeu de braços abertos a alegria do circo na escola. Nossos alunos do 1º segmento tiveram a chance de aprendeu rindo e entender que o conhecimento também se adquire fora da sala de aula, longe de quadros, cadernos e lápis. Entretanto, no dia seguinte todos retrataram por meio de linguagem visual e/ou escrita o que eles mais gostaram dessa experiência.

_________________________________________________________________________________

Mostra de Dança 2011

Aconteceu em Setembro de 2011. As meninas estavam lindas e dançaram com uma sincronia... Mereceram muitos aplausos... não apenas no dia da Mostra de Dança, mas também na CRE onde foram convidadas para abrir um evento. A coreografia "Equilibrium" buscava representar a importância do equilíbrio em nossa vida... mostrando que o ser humano precisa repensar suas ações contra a natureza e encontrar o equilíbrio em sua própria vida.

_________________________________________________________________________________

Dia das Crianças 2011


Nesse dia, os alunos encontraram uma casa de festa dentro da escola. Tinha pipoqueiro, pula pula, mesa de doces com temas diferetes para as meninas e para os meninos, pintura de rosto e confecção de bonecos com bolas. A diversão é inevitável! E não podia ser diferente, já que tudo é feito com muito amor e dedicação. Esse foi o presente da Dom João para nossas crianças.

Crianças? Os alunos do segundo segmento detestam ser chamados assim! Mas para nós eles serão sempre nossas crianças... Para eles preparamos uma "disco" especial com a participação de nossos DJs que foram treinados na oficina oferecida pelo professor de matemática Joel Paiva.
_________________________________________________________________________________


Halloween 2011 - Harry Potter



A Festa de Halloween foi a culminância de um projeto interdisciplinar que envolve as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa. Durante o mês de outubro, os professores dos dois segmentos apresentaram filmes da série "Harry Potter" e os alunos fizeram diversos trabalhos de produção textual nos dois idiomas que foram expostos no dia da festa.
A colaboração de todos, alunos, professores, funcionários e direção, contribuiu para o sucesso desse projeto. A produção de decoração da festa envolveu muitos alunos e professores que se dedicaram com alegria e amor para que nossa escola entrasse no clima "Harry Potter". A festa contou com a produção de muitos objetos ligados aos filmes de Harry Potter, entre eles podemos destacar os quadros dos personagens principais do filme que foram desenhados por nossos alunos e com as molduras de com macarrão e a aranha gigante!
A Festa de Halloween foi linda e todos entraram realmente no clima... professores e alunos vestidos como personagens dos filmes. A diversão foi garantida!!!



_________________________________________________________________________________

Natal 2011
Como muitos dos nossos alunos iriam iniciar as férias em 02 de dezembro, o Papai Noel chegou mais cedo e decidiu passar em todas as salas de aula com uma lembrancinha para cada um. 
Nossos alunos ficaram encantados e adoraram tirar fotos com o bom velhinho. Essa visita iniciou nas salas de aula do 1º segmento, mas Papai Noel não pode continuar seu caminho para o prédio anexo sem passar antes nas salas do 2º segmento. Nossos alunos abraçaram e tiraram muitas fotos com ele. 
Que este Natal seja de muita Paz e Alegria para todos nós!!!



_________________________________________________________________________________

Formatura 9ºano 2011

A Formatura das turmas do 9ºano de 2011 ocorreu no dia 16 de dezembro e como foi preparada com muito amor, ficou linda. Tudo foi perfeito!!!
O cerimonial foi perfeito... várias homenagens... e até uma apresentação dos formandos! Para deixar o cerimonial mais bonito, contamos com a participação especial do professor Joel que tocou sax durante a entrega dos certificados e da professora Therezinha que tocou teclado como música de fundo. 
No final do cerimonial, todos os formandos cantaram a música "So this is Christmas" em coral e os responsáveis ficaram encantados. 
A festa também foi perfeita! Muita comida, bebida, bolo, guloseimas e música! Os formandos aproveitaram cada minuto... curtiram muito esse último momento na Dom João. Sentiremos saudades de vocês!!! 













Nenhum comentário:

Postar um comentário